quinta-feira, 10 de março de 2011

Perfil de Desaparecidos no Estado do Rio de Janeiro em 2010

Este é um assunto pouco divulgado na mídia, e que costuma interessar muito mais às pessoas envolvidas nas respectivas ocorrências.

Segundo a pesquisa, foram registrados 5.473 desaparecimentos no Estado do Rio de Janeiro em 2010. Sabendo que muitos desaparecimentos não são sequer registrados, estima-se que este nº seja bem maior.

Aqui cabe a pergunta: Quais as causas dos desaparecimentos? Qual o grau de sucesso das investigações? Quantos desaparecidos são efetivamente localizados, e em que situação? Qual o tempo médio de uma investigação de desaparecimento? Existem indicadores socioeconômicos que elucidem essas questões?

Enfim, o que a pesquisa revela, na verdade, são classificações quanto à idade, nível de escolaridade, estado civil, sexo, cor ou raça, área (grandes regiões) e até pelo nível de ocupação.

É claro que esses dados são importantes - não vamos banalizar o mérito da pesquisa, mas fica, além do rol de questionamentos acima, uma pergunta que não quer calar: "E daí?" ou  "O que está sendo feito?".

Este assunto voltará à pauta brevemente. Até lá, segue o link da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário