quinta-feira, 10 de março de 2011

Pesquisa de Condições de Vida e Vitimização

O ISP - Instituto de Segurança Pública é uma autarquia estadual fluminense criada em 1999, com o objetivo de colaborar na promoção dos saberes comuns à Segurança Pública. Desenvolve projetos em parceria, pesquisas e análise criminal, além de um extenso conjunto de ações facilitadoras ao necessário diálogo entre as expressões da Segurança Estatal e a Sociedade Civil.

A pesquisa em destaque traz na sua apresentação o seguinte comentário:

"No caso específico do gestor de segurança pública, faz-se necessário conhecer, além de aspectos objetivamente quantificáveis a partir dos registros das ocorrências criminais, os aspectos subjetivos presentes no que chamamos de sentimento de insegurança da população. Da mesma forma que a violência real, essa insegurança menos conhecida afeta diretamente a qualidade de vida e o comportamento das pessoas, sobretudo nas sociedades pós-industriais contemporâneas, com suas estruturas complexas, cada vez mais líquidas e menos solidárias, onde as relações de competição conflituosas vêm se destacando. Dessa forma, entendemos que o sentimento de insegurança da população é um fator que necessariamente deve ser incorporado ao planejamento dos gestores de segurança pública. Antes, porém, ele deve ser conhecido, avaliado e comparado, e aí está, portanto, a necessidade prática de uma pesquisa que permita ao gestor conhecer o fenômeno da vitimização a partir de suas variáveis.

Esse talvez seja o casamento ideal entre ciência e gestão pública, no qual cada agente possa perceber, dentro de seu respectivo campo, e cada um com seus “problemas”, os papéis que lhe foram definidos."

Concordo com a justificativa da obra posto que, quanto mais preparados estivermos para exercermos as nossas funções, menor será a margem de erro das nossas ações. Isto vale  para qualquer agente público. Entretanto, na Segurança Pública, as relações de poder exigem uma consciência maior, para que os "reflexos condicionados" estejam direcionados para enxergar todos os ângulos possíveis em uma situação real.

E digo "reflexo condicionado", exatamente para destacar que há momentos de falar, de planejar e debater, mas também há os de agir e resolver. Para o Profissional de Segurança Pública ler e fazer o seu "dever-de-casa".

Importante ressaltar que geralmente o motorista acidentado é o mais experiente; o profissional que falha domina o seu processo há anos; o gestor que fracassa pode ter feito gestão a vida inteira! Educação Continuada é sabedoria, não falácia!

Segue abaixo o link da publicação. 

Fonte: http://urutau.proderj.rj.gov.br/isp_imagens/Uploads/PesqCondVidaVitimizacao.pdf. Acesso: 10 mar. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário