segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

M.S.A. Políticas Públicas em Segurança Pública


Master Social in Administration - Diferentemente dos MBAs - Master Business in Administration, neste tipo de pós-graduação estudamos aspectos ligados à "coisa pública", questões governamentais em várias esferas, em especial a Gestão Pública.

Políticas Públicas (Policy) - Diferenciando de forma simplificada, temos em inglês duas palavras para definir Política:
- Politics - Diz respeito à Política propriamente dita.
- Policy - Diz respeito ao conjunto de ações determinante das Políticas Públicas.

Segurança Pública - A complexa questão social e contemporânea, discutida sob os mais diversos enfoques.

M.S.A. Políticas Públicas em Segurança Pública





2 comentários:

  1. A análise da segurança pública, atualmente, está pautada em narrativas que apresentam uma falsa dicotomia. Em alguns momentos privilegia a visão coercitiva do Estado (por ele ser o detentor do monopólio da força) e, em outros, enfatiza a visão sociológica, que pretende identificar as causas da violência e servir de referência para o Estado desenvolver sua ação.
    É preciso compatibilizar tais análises, entendendo que a elaboração de políticas públicas na área de segurança pública deve levar em consideração a multiplicidade de fatores responsáveis pela violência e que, por isso, a ação do Estado nesta questão vai além de uma inserção específica, tendo que se articular com outras áreas do governo, como educação, saúde, assistência social, habitação entre outras.

    ResponderExcluir
  2. A cada dia o Setor Público defronta-se com novos desafios. O paradigma gerencial contemporâneo exige formas flexíveis de gestão, descentralização de funções, redesenho de estruturas e criatividade. Nesse contexto, torna-se imprescindível que os administradores públicos, principalmente os que atuam na segurança pública, estejam preparados para enfrentar as mudanças contínuas, com vistas à maior qualidade e produtividade de suas ações, mediante a adoção de modelos gerenciais capazes de gerar resultados.

    ResponderExcluir